Distribua novas informações em doses breves

Unoeste Faculdades ead em tres lagoas ms
É sempre melhor limitar a quantidade de novas informações que os
alunos estão recebendo em qualquer sessão. Isso é ainda mais
verdadeiro em uma situação remota. Segundo algumas pesquisas, o
envolvimento dos alunos diminui significativamente quando os vídeos
duram mais de nove a doze minutos. Em vez de uma aula on-line de 45
ou 60 minutos, forneça segmentos de no máximo 15 ou 20 minutos,
especialmente se o assunto for novo ou se os alunos forem mais jovens.
Quebrar as informações e entregá-las em sessões mais curtas – e
retornar aos mesmos pontos mais tarde – tira proveito do que os
psicólogos chamam de “ efeito espaçador ” ou prática distribuída, o
que aumenta o aprendizado. alunos precisam de oportunidades não
apenas para ouvir ou ler, mas também para processar ativamente as
informações apresentadas. Algumas plataformas permitem que os
professores façam breves testes e obtenham resultados
imediatos. Mesmo que os professores não tenham essa opção, peça aos
alunos que se questionem periodicamente ou respondam perguntas
sobre quando, o que, onde ou por que algo aconteceu é uma forma
de prática de recuperação , que ajuda os alunos a absorver e lembrar
o material. Um professor de inglês do ensino médio, Jasmine
Lane, gravaela mesma lendo um texto da aula em voz alta e solicita
periodicamente aos alunos que pause o vídeo para responder a uma
pergunta que ela fez. O ideal é que os professores não apenas façam
perguntas, mas ouçam ou vejam respostas – e, se estiverem errados,
forneçam aos alunos a resposta certa ou os orientem a descobrir.